Coronavírus Sintomas Prevenção perguntas e respostas – Novo Coronavírus ou Codvid-19 – um completo guia da pandemia que atinge todo o Planeta, informações da OMS e demais estudiosos no assunto.
O que é o Coronavírus o chamado Covid-19?
Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).
O novo coronavírus (nCoV) é uma nova cepa ainda não identificada em humanos.
Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos.
Vários coronavírus conhecidos estão circulando em animais que ainda não infectaram humanos.
Coronavírus Sintomas Prevenção perguntas e respostas
Sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
Porque o Covid-19 foi considerado uma pandemia, nas palavras do diretor geral da OMS:
A OMS está avaliando esse surto 24 horas por dia e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação.
Portanto, avaliamos que o COVID-19 pode ser caracterizado como uma pandemia.
Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários.
A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer.
Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. Esta é a primeira pandemia causada por um coronavírus.
E nunca vimos uma pandemia que possa ser controlada ao mesmo tempo. ”
Fonte: Organização Mundial de Saúde
Primeiro, é bom salientar que de nada adianta entrar em pânico, porque é mais provável que uma pessoa saudável, contraia a doença na sala de espera de um hospital.
Coronavírus Sintomas Prevenção perguntas e respostas
Como ocorre a transmissão do novo coronavírus?
A transmissão pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado.
A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (como toque ou aperto de mão com a pessoa infectada) ou contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O que é o período de incubação?
Consiste no intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do COVID-19, já se sabe que o vírus pode ficar incubado por até duas semanas (14 dias).
Principais sintomas do Novo Coronavírus:
Febre alta com calafrios, falta de ar progressiva, tosse intensa, muco (catarro) com pus, lábios e pontas dos dedos arroxeados.
Como devemos nos prevenir desse vírus?
• Lave as mãos frequentemente
• Limpe regularmente e cuidadosamente as mãos com um esfregão à base de álcool ou lave-as com água e sabão.
Por quê?
Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.
• Manter o distanciamento social – Evite aglomerações
• Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Por quê?
Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem conter vírus.
Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê?
As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca.
A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.
Pratique a higiene respiratória
Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória.
Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar.
Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
Por quê?
Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.
Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico rapidamente.
Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência.
Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.
Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.
Por quê?
As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.
Mantenha-se informado e siga as recomendações do seu médico
Mantenha-se informado sobre os últimos desenvolvimentos sobre o COVID-19.
Siga as recomendações do seu médico, da sua autoridade nacional e local de saúde pública ou do seu empregador sobre como proteger a si e aos outros do COVID-19.
Por quê?
As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre se o COVID-19 está se espalhando em sua área.
Eles estão em melhor posição para aconselhar sobre o que as pessoas na sua área devem fazer para se proteger.
Existe vacina para prevenção ao novo coronavírus (COVID-19)?
Até o momento, não. No entanto, cientistas ao redor do mundo (inclusive no Brasil) já iniciaram pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina.
Ainda é muito cedo para indicar se e quando ela estará disponível.
Na China, por exemplo, estão testando 30 tipos diferentes de medicamentos, sendo um deles desenvolvido por pesquisadores cubanos, que segundo a imprensa teriam curado mais de 1500 pacientes contaminados.
Esse é uma compilação e tradução de material oferecido pela Organização Mundial de Saúde. O objetivo aqui, é ajudar enfrentar o Covid-19, com o que há de mais atualizado (até agora) e confiável no mundo.
Também republicamos alguns tópicos do Ministério da Saúde
Abaixo um pequeno vídeo que traz atualizações do número de infectados e respectivos países, caso o organizador desse infográfico mantenha-o sempre atual, removeremos o antigo e colocaremos o novo.